29.4.13

Agenda da Casa!

Olá, gente buena!

Já que hoje é segunda-feira, dia mundial da "arrumação da casa", resolvi fazer logo o post sobre como eu me organizo por aqui. Aliás, se tem algo que me diverte, é fazer todas essas listas e rotinas, descobrir maneiras diferentes e, atualmente, as mais simples formas de organizar as coisas, a casa e a vida!

Como esse tema rende outros mil, eu pensei em começar com o "basicão", e depois podemos percorrer cômodo por cômodo, lista por lista, e qtas etceteras mais vocês sugerirem, oka?

Então, aqui em casa funciona assim:

Bem na entrada de casa, tem uma caixa de palha que serve pra depositar celular, óculos, carteira, fone de ouvido e todos os demais papéis e objetos num primeiro momento, assim que a gente entra em casa. As chaves ficam penduradas.
Agora, se o papel em questão for uma conta pra pagar, ele vai imediatamente para a "caixa de entrada 2", no home-office :p



Já o dia-dia da casa eu resolvo de duas maneiras:


1. Agenda da Casa;
2.Planejamento Semanal e Diário.

Parece coisa de dona-de-casa maniática, mas é bem simples na verdade:

 Na primeira folha, eu anotei todas as Tarefas de Casa, que eu separo da seguinte forma: Limpeza 1 (faxinão completo); Limpeza 2 (manutenção da semana); Rotina Diurna e Rotina Noturna; Idéias para o sábado e o domingo. Tem também o cardápio semanal com aquela fórmula básica que eu ensinei nesse post aqui, lembram?

Do outro lado, vai uma folha para completar com o Menu Semanal, aí sim eu escrevo as idéias de receita para cada 2 semanas.




Depois eu imprime uma lista com os alimentos da Tabela Sazonal, e fica bem fácil assim! Toda vez que vou fazer o Menu da semana, eu já vejo quais os legumes/ verduras que posso usar e dessa forma "completo" a equação base + carne!





No final, tem a minha Lista "mestra" de Compras, para consultar o que tenho e o que falta para fazer a compra do mercado. O detalhe aqui fica por conta de ser uma lista "personalizada", não é aquela lista imensa com todos os ítens possíveis do mercado. Eu anoto o que eu realmente compro todo mês/semana, sendo que "frutas/ verdura/legumes" eu anoto as do mês (pela tabela sazonal) e "carnes" eu decido pelo cardápio da semana (filé de peixe ou posta? peito ou sobrecoxa? carne moída, bife, iscas de filé?) Fica muito prático!


Já essas outras listas, eu confesso que são pura frescura e são completamente dispensáveis, mas eu gosto assim =)


 Uma lista de livros e filmes, e um formulário para organizar festas e outro para organizar viagens. Os formulários são muito úteis principalmente qdo estamos tomando orçamento, e não preciso mais ficar catando papéis pela casa ou usando folhas de caderno e dias depois,  juntar as peças do "quebra-cabeça" de dados e informações que eu mesma fiz :s 

Na Agenda da casa é isso, e ela fica na cozinha, pra facilitar o controle da despensa!

Minha outra pasta é a do Planejamento Semanal e Diário:


Só pra servir de lembrete, na capa eu anotei o "passo a passo" do método ZTD (capture-processe-planeje-faça-rotina-revise), e logo abaixo fiz a minha Rotina Semanal, separada por perídos: Manhã - almoço - Tarde - jantar - Noite.

A primeira folha é sempre um Planejamento Semanal, onde eu posso fazer anotações gerais das tarefas que precisam ser feitas naquela semana, em qual período (manhã-tarde-noite) e mais ou menos em qual dia.


As demais (até completar uma semana) são para cada dia e ajuda MUITO!!



Até aqui tudo certo? Bom, mas pra que o planejamento funcione, é preciso um bom "sistema de captura", já que ele não te dá a visão do todo (do mês, por exemplo), e pra isso eu uso mais 3 formas que trabalham em conjunto:
*caderno de anotação: fica na minha bolsa e tá sempre comigo pra qq idéia, tarefa, compromisso que eu possa lembrar no caminho de casa, ou à qualquer momento do dia;

* Google Calendar: que eu AMO para compromissos. É muito bom, podemos separar os compromissos por categoria, compartilhar agenda (com o marido, ou alguém do trabalho). Eu também costumo imprimir os três meses seguintes (no momento estão impressos Maio, Junho e Julho), para visualizar melhor o trimestre caso eu esteja off-line (deixo dentro da pasta de Planejamento) e anotar (à mão mesmo) alguma possível modificação, depois repasso para a versão on-line. Se você não sabe por onde começar, clica aqui que a Rita do blog The Busy Woman and the Stripy Cat te ajuda!!

* Arquivo de Referência Rápida: esse é bacana meeesmo e funciona assim,


Em uma pasta sanfonada pequena de 12 divisórias, tenho todos os meses do ano impresso em cada aba. Dentro de cada mês eu arquivo "coisas" pra se fazer naquele mês. Então todo final de mês eu dou uma olhada na aba seguinte pra ver o que tem e distribuo as tarefas no Planejamento Semanal, e anoto os compromissos no Google Calendar. Eu também gosto de deixar alguns checklist de organização, que a Thais Godinho do blog Vida Organizada disponibiliza com tanto capricho para as suas leitoras :)

Têm checklist por mês e por época do ano (inverno, verão, Natal...) eu imprimi todos!!! E as tarefas que vou lembrando para serem feitas, eu anoto num post it e colo numa folha em branco, dentro da aba do mês correspondente.


E então, gostaram gurias? Ajudei de alguma forma??  Espero que sim! Qualquer dúvida ou sugestão, é só comentar ou mandar um e-mail!!

BJUX!

PS: Pra quem interessar possa, meus modelos da Agenda e do Planejamento estão disponível para download aqui.

12 comentários:

  1. Se não estudou administração, vá estudar agora. Talento e vocação não lhe faltam. Fiquei impressionada. Poderia administrar empreendimentos muito maiores. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Como eu admiro pessoas organizadas! Estás de parabéns, garota. Um dia ainda vou ser como você =D

    PS: a Thaís Godinho curtiu a fanpage do meu blog hoje, fiquei emocionada, hahah.

    ResponderExcluir
  3. Deus abençoe voce, querida, por sua generosidade em compartilhar o resultado de suas longas horas de pesquisa... está me ajudando muitissimo... estou perto de me aposentar, já penei bastante com filho e casa sozinha, e agora que já estou fechando o ciclo de obrigacoes em minha vida, voce surge para me ajudar a liberar meu tempo e minha mente para aproveitar melhor a vida!!! Fiquei fã de voce e seu blog... bjux

    ResponderExcluir
  4. Bem organizadinha!
    Legal, já olhei todas as listinhas... ainda não estou nessa, mas é muito bom!
    Eu ultimamente to usando só o google calendar... é muito bom mesmo...
    E to usando duas pranchetas uma pra anotar listas grandes de coisas e outra pequena pra tasks!
    ah, parabens pela conquista do apê!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Nooossa, você é muito organizadaa, parabéns, sou completamente diferente :s HAHA
    Eu adorei a idéia daquela caixinha de palha na sala, super prática, eu ao contrario vou jogando tudo em cima da mesinha e fica a coisa mais desorganziada e feia do mundo! haha
    :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Elisa; ajuda muito essa caixinha!! Meu marido é que espalhava tudo e eu ficava furiosa!! É a organização salvando casamentos, hahaha :D
      Bjux!

      Excluir
  6. Ahahahaahah como você é organizada Leticia.
    Fiquei até com inveja. Para uma aquariana, desligada feito eu, você é minha inspiração ahahahahahaa

    A única coisa que costumo fazer e um papelzinho com minhas tarefas da semana, também tenho uma lousa, onde anoto compromissos...rsrs

    Bjs e adorei seu blog já sigo

    Pri

    http://www.styledchicas.blogpsot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Você já pensou em transformar esta agenda em livro? Do jeito que está ai,é para ninguém por defeito! Dava até para comprarmos virtualmente e, quem sabe pagar por paginas copiadas? Sei lá?! Gostaria de ter uma agenda assim!http://missmigu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Menina, sou sua fã! Arrasou

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Parabéns!
    Estou te seguindo...
    Beijos,
    http://asmulheresdehoje.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Me deu várias idéias! Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...