20.6.12

Cardápio Mensal - como planejar?

Minhas queridas!! Esse post é especial (e GIGANTE) pra você que é, entre tantas outras coisas, Rainha do Lar! Hehehe :p
Eu penso que cozinhar é uma das formas mais gostosas de demonstrar carinho e cuidado com alguém, alimentar quem você ama é um dos maiores prazeres dessa vida, vai por mim! Só é chato ou difícil antes de você "pegar o jeito". 

Mas nem sempre foi assim, eu casei sem saber fazer um arroz, demorava pra fazer qualquer refeição e no final estava sem fome, descabelada e com a cozinha de pernas para o ar! Some isso ao fato de que fica cada vez mais difícil comer de forma saudável e você tem o seguinte quadro: você e seu marido engordando/ emagrecendo e/ou tendo problemas com aumento de colesterol/ diabetes/ etc, congelados e miojo abarrotam sua despensa, e a conta do supermercado fugiu do controle :(

Então eu comecei a buscar sites de culinária, nutrição, alimentação saudável e organização doméstica. Claro que isso não é um guia definitivo e nem quer dizer que eu seja especialista no assunto, mas eu acho que conseguir "desenvolver" um modelo de planejamento de cardápio bem eficaz, espero que ajude!




PARTE 1

Pra começo de conversa: não adianta inventar moda todo o dia! É cansativo e na maioria das vezes "gorduroso", hahahah. Eu sei que a gente quer impressionar no começo, mas à longo prazo, colega, volte ao feijãocomarroz, é ele quem sustenta. 

Relembrando o óbvio: a alimentação deve ser balanceada, você é adulta, saiu da casa da mamãe, e agora é com você. Como você quer que seus filhos comam? Se você e seu companheiro não chegarem ao acordo de que comer é importante principalmente para manter uma vida saudável, vai ser lanche e Coca-Cola todo os dias, e você sabe que isso não é bom. Seja responsável :p

O marido: saladinha e um bife no jantar? Por favor, alimentem corretamente o marido de vocês, hahaha, homens e mulheres precisam de diferentes quantidades de calorias (assim como crianças), então seja coerente.


PIRÂMIDE ALIMENTAR



Todo mundo sabe o que é, mas vamos reforçar. Não adianta fugir do que é correto: 

  • pães, batatas e cereais são a base de todas as refeições;
  • legumes, verduras e frutas são a segunda maior porção de comida do seu dia;
  • carne, peixes, alternativos (veggies), leite e derivados são uma pequena parte da alimentação diária;
  • gorduras são "extras" e nem precisam existir isoladamente.
Quanto menos "coisas" (?) você comer, maior deve ser a sua "pesquisa" ou força de vontade. Por exemplo: você odeia vegetais e legumes de qualquer tipo, mas é indiscutível a importância deles na alimentação, nesse caso faça caldos e utilize no preparo do arroz, faça purês, ou simplesmente encare-os como remédio: tampa o nariz e engole, hahahahah! Sério, brincadeirinhas à parte, caso você seja extremamente enjoado, vale uma visita ao nutricionista. Ele pode elaborar opções que você nem imaginava ser possível! O que não vale é ficar com déficit de nutrientes por achar normal não comer nenhuma fruta durante a vida toda :(

* E aqui fica a dica para vegetarianos também: pesquise bastante e se possível vá ao nutricionista, assim você não corre maiores riscos de déficit de proteínas, vitamina B12 e ferro!

ESCOLHENDO O CARDÁPIO



Parta da idéia de que seu prato terá uma "base", uma carne + acompanhamento: salada, legumes. Ex1: arroz+feijão - carne de panela com cenoura e brócolis + salada de alface, tomate e cebola roxa.
             Ex2: couscous com tomatinho e vagem - peixe assado com batata + salada de rúcula e cenoura.

Repararam na pirâmide alimentar em ação? Na verdade se a gente lembrar dos pratos da nossa mãe ou avó, vai ver que era sempre assim! A maior parte da comida fica por conta dos cereais, legumes e verduras; uma terça parte de carne/ proteína. A gordura vai estar presente de tabela, por isso não utilize molhos cremosos e carnes gordurosas à todo momento.

Dessa forma eu penso assim para a semana: 

5 dias da semana = 5 tipos de "carnes" que podem ser: carne bovina, frango, peixe e eu sempre separo um dia pra ser "vegetariano", onde eu como ovo, ou faço uma prato que a base seja só de legumes. Acho importante pra dar uma "desintoxicada". Como todos sabemos que carne bovina é sempre mais gordurosa e não é tão saudável assim, eu só faço 1x na semana. Peixe eu gostaria de comer mais vezes, mas como é uma carne de sabor mais acentuado, e não é tão fácil ou barato de comprar fresco, eu também faço só 1x na semana. Tem o dia vegetariano e então eu faço frango 2x. 

SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
PEIXE
FRANGO
CARNE
VEGETARIANO
FRANGO

Escolhendo a base: Escolha 2 por semana. Arroz+feijão vai com tudo, mas eu procuro variar os grãos utilizando também lentilha, feijão branco e creme de milho. Outro ingrediente que é uma mão na roda é o cuscuz marroquino, apesar dele ser um pouquinho mais caro... E toda semana, em qualquer dia, eu costumo trocar o "arroz+feijão" por uma massa (macarrão) ou polenta.

Arroz pode fazer todo dia novinho, feijão/ lentilha etc. dá pra fazer e congelar pra semana toda, macarrão ou polenta é vapt-vupt, assim fica mais prático e você não se cansa além do necessário.



SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
PEIXE
FRANGO
CARNE
VEGETARIANO
FRANGO
Couscous com tomatinho
Arroz+feijão
Arroz+ feijão
Macarrão com legumes
Arroz+feijão

Agora é só colocar legumes e verduras por todo o prato :D
Pra facilitar: uma folha, um fruto e 2 tipos de legumes (que podem estar na salada, no arroz, ou no preparo da carne)


SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
PEIXE com batata
FRANGO com quiabo
CARNE com cenoura
VEGETARIANO
FRANGO com batata
Couscous com tomatinho
Arroz+feijão
Arroz+ feijão
Macarrão com legumes
Arroz+feijão
Salada de alface e tomate
Salada de alface e cenoura
Salada de alface e tomate
Salada de rúcula e alface
Salada de alface, tomate e abobrinha

Bom, o basicão é isso, você acompanharam direitinho? Pense: peixe-frango-carne-veggie-frango; depois pense em uma base1 arroz+feijão/ lentilha/ etc e outra base2 macarrão/polenta. Verduras e legumes à vontade "recheando" o prato.




VARIANDO O CARDÁPIO

Agora como fazer para variar o cardápio: 
Primeiro liste todos os "modos de preparo" que você saiba fazer cada tipo de carne. Ex.:Peixe eu só sei fazer de 2 formas, assado e ensopado. Frito eu não sei, mas mesmo se soubesse ia deixar para um fim de semana, você quer praticidade ou gordura na cozinha toda ao final da refeição?! (sem falar na questão nutricional, né!?) Então na semana 1 eu faço ele ensopado e na semana 2 eu faço ele assado e repito eternamente, hahahah. Nesse caso, varie nos legumes, asse com batatas, com tomate, com pimentão, etc. Assim não enjoa porque demora pra você comer o mesmo prato novamente!
Frango eu sei fazer filé grelhado, cubinhos, desfiado e sobrecoxa assada. Então eu faço dois tipos diferentes por semana e sigo revezando.
Entenderam? O mais importante aqui é partir do que você já sabe, pra não ter dor de cabeça ou muito trabalho.
Mesmo raciocínio para a base: arroz+ feijão e macarrão (sei lá, penne) na semana 1; arroz+lentilha e polenta na semana 2; arroz+feijão branco e macarrão (outro tipo de massa, espaguete) e assim vai.

Legumes e verduras: bom, nesse item, de tanto rachar a cuca eu considero que a forma mais fácil de você variar é seguir a lista de alimentos da estação! Tão óbvio, né? Hehehhe, eu tentava comprar váaaarios tipos diferentes de verduras e legumes, e tudo se estragava na geladeira, acontece o mesmo com vocês? :(

Hoje eu imprimo a lista, anoto quais são os da época do mês e me foco neles. Daí quando é época de batata doce, eu não uso batata comum, troco salada de alface por repolho, tomate por beringela e sigo assim. Fora o fator economia, os de época sempre estão mais saborosos, quer coisa mais chata que comprar pimentão que não tem gosto? Agora a parte mais legal (na minha opinião) é ficar na expectativa de "tal alimento", igual antigamente, lembra!? Tava loka pra comer morango dese o começo do ano, mas esperei até Junho pra comprar minha primeira caixinha pq agora sim eles estão na época e por isso, DOCES! Tenta, você vai curtir :p

Ah, e não pode ter preconceito! O nosso paladar muda com o tempo, e se você não come beringela ainda pq não come desde que tinha 5 anos, não quer dizer que você não vai gostar hoje. Aconteceu comigo e com o marido, tentamos e hoje somos 2 apaixonados por beringela! O mesmo aconteceu com o quiabo, que ninguém gostava e hoje a gente lambe os beiços :D

Todo mundo comigo ainda!? Tô com medo do texto ter ficado confuso, qualquer dúvida vocês juram que me perguntam? Mas vamos recapitular:

  1. Escolha as "carnes" por dia da semana;
  2. Separe os "modos de fazer" que você já sabe;
  3. Escolha 2 bases para acompanhar, sendo uma delas macarrão ou polenta e escolha 2-3 grão diferentes para acompanhar o arroz;
  4. Pegue sua tabela de alimentos sazonais e finalize os acompanhamentos e saladas.
Faça pelo menos 4 semanas (1 mês) de cardápio. Assim você também já fica com uma boa idéia do que comprar no mercado de uma tacada só: grãos, macarrão, carnes, ovos etc. e deixa pra comprar na semana legumes, verduras e frutas.
E mais uma vez, não complique, faça o suficiente para duas refeições. Não invente de fazer todo dia 2 cardápios diferentes, não rola. Como o meu marido e eu não almoçamos juntos, eu gosto de fazer a comida "fresquinha" de noite, para o jantar. O que sobra eu almoço no dia seguinte, ou seja, é uma vez só na cozinha, senão ninguém aguenta :s

Algumas dicas de compras: acho que também é importante aprender a comprar direito os alimentos, hoje são tantas as "facilidade" que você pode estar comprando gato por lebre. Esqueça tudo o que é "pronto" ou que "não estraga nunca", comida de verdade estraga sim!! Prefira os integrais, mas saiba que arroz refinado quando acompanhado de uma leguminosa (feijão, p.ex.) é bom também! Da mesma forma, carne, ovos, frutas, verduras, etc., se você puder optar por orgânicos, excelente! No mercado costuma ser bem caro, mas na feira ou no Mercado Público, sempre são mais em conta pq é produção local: faz bem pra sua saúde, pro seu bolso, pros animais e pra população da sua cidade =)
Faça o possível pra tomar leite fresco! Alguma coisa que dura meses na caixinha é qualquer coisa, menos leite :( Você vai precisar comprar vegetais e frutas toda semana mesmo, aproveita e traz um leite de saquinho! E por favor, pare de comprar tudo light e diet. Por quê? Porque retirar a gordura dos alimentos nãos os torna necessariamente não engordativos. Os carboidratos também podem engordar, e muitos alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura exageram nos açúcares para compensar a perda de sabor. O segredo para ter também, um corpo saudável, continua sendo: comida fresca, água e 30 minutos de exercícios diários. É só começar.

Nossa, ficou com cara de manifesto esse finalzinho, e é! Daqui óh: Em defesa da comida!

PARTE 2

Bom, como isso tá realmente gigante, eu vou separar por partes! Se você num me aguenta mais, volta e termina de ler outra hora a parte 2, assim você não se perde! Mas se você se empolgou, gostou do assunto e agora quer saber sobre as receitas, pegue o seu avental e vem comigo!


APRENDENDO O BÁSICO

Feijão: eu levei ME-SES pra conseguir acertar o bendito, e de verdade eu não sei ao certo o que foi que eu fiz pra conseguir! Mas eu acho que foi pq eu coloquei ele de molho, tem gente que diz que não precisa, mas eu sempre deixo ele de molho!! O que eu faço basicamente então é deixar os grãos de molho assim que eu acordo, faço sempre 2 xícaras, jogo fora a água do molho, coloco os grãos na panela de pressão, coloco água até que cubra + 3 dedos (minha mãe me ensinou no olho, gente, so sorry), salgo a água, coloco uma folhinha de louro, meia cebola picadinha*. Panela de pressão no fogo alto até pegar pressão, quando fizer chiiiiiiiiii, abaixa o fogo e conta 30 min. Se o caldo ainda tiver "ralo", eu retiro um pouco e continuo cozinhando o feijão por mais uns minutinhos, mas nunca mais ficou ralo desde que eu coloquei o feijão de molho :p Acho que a água deve interferir também, coloca um pouco menos da próxima vez e vai tentando, não tem jeito: tem que fazer! Mas se eu consegui, você consegue \o/  

* Antigamente, eu cozinhava o feijão com a folha de louro e só depois refogava separado a cebola e o salgava. Mas dessa outra forma também funciona e é mais prático! 

OBS: eu sei que bacon e linguicinha fazem o feijão ficar divino, mas né, no dia-a-dia, eu prefiro ele não tão gordinho, questão de hábito.

Arroz: Eu adoro um arrozinho feito na hora, na panela, mas desde que eu aprendi a fazer no microondas, minha vida mudou!! Você quer praticidade? Coloca 1 xícara de arroz + 2 xícaras de água, salga e coloca no micro e clica no botão "arroz" que até já vem marcado!! Em torno de 17 minutos.

Óh que maravilha: você já colocou o feijão pra cozinhar, tacou o arroz pra dentro do micro, agora é só se ocupar dos acompanhamentos!! E sobre eles, eu poderia reescrever tudo de novo, mas a Rita do Panelinha fez de uma forma tão, mas TÃO bacana, que vou fazer assim, eu falo minha dica rapidinho e linko vocês pro texto completo, vale muito à pena! 

Saladas: a minha dica é lavar e preparar tudo no mesmo dia. Assim você ganha tempo nos outros dias, lavar toda hora folhinha por folhinha não dá :s
Agora clica aqui e depois aqui.

Legumes: escolha os de época e já programe os acompanhamentos, daí é só seguir diariamente o seu cardápio. De novo, aqui o micro nos salva!! 
Ah! Outra dica, todos as cascas dos legumes que tu for usando durante a semana, guarde num pote fechado dentro da geladeira, escolha um dia pra fazer um caldo de legumes e congele. É ótimo pra fazer uma sopinha de última hora, ou um risoto no fim de semana. E jogue fora aqueles cubinho cheios de glutamato monossódico no lixo!!

Frango: marinar SEMPRE, é o que deixa o franguinho suculento e saboroso, o dia que você esquece, é aquele dia que não fica tão gostoso. Aqui tem as receitas das marinadas. Mesma dica do caldo de legumes, assim que você cozinhar um pedaço de frango, guarde o caldo e congele!

Peixe: facílimo de preparar, eu sempre tive medo do bunito, mas agora, toda semana tem peixe aqui em casa, e no micro dá super-certo! Nada de casa cheirando peixe, pode confiar. Aqui e o vídeo aqui.

Carne: bom, eu não frito pq fritura não é nada prática! E também acho que assar carne é pra Domingos, demora muito. Só arrisco cubinhos grelhados, carne moída refogada ou carne de panela na pressão (que muitas vezes eu desfio pra fazer escondidinho). Receita que eu copio daqui.

Que mais meninas?! Bom, no Panelinha tem muita receita rápida e prática, gastem um tempinho por lá que vocês não vão se arrepender. Imperdíveis: omelete, cuscuz, franguinho rápido, massa com abobrinha. Outro blog que eu gosto muitão é o Quitandoca.


UTENSÍLIOS BÁSICOS


Sobre isso eu até já tive uma idéia de outro post, heheh, mas como esse aqui já tá bem grandinho, vamos nos concentrar ;D

Vou listar os que eu considero de última necessidade e que facilitaram horrores minha vida na cozinha, claro que tudo vai depender do teu "nível chef" :p
  • Panela BOA: tem das caras, caréeeesimas e as médias, mas infelizmente não tem barata. Eu tive de alumínio no comecinho, qdo a grana tava curta, e não recomendo: amassa, queima a comida, quebra o cabo, arghhh!! Economizei, comprei um jogo pequeno de inox da Tramontina e recentemente ganhei uma panelinha de ferro. Agora sou uma pessoa mais feliz. Eu considero as de inox "médias" e a de ferro "cara", mas também não precisa ter 2 jogos completos de panela, né?! Uma panela de pressão, uma maior para sopas e macarrão, uma menor para refogados/ lentinhas, etc e uma frigideira anti-aderente  já está de bom tamanho. A de ferro é ótima pra carnes, não espirra óleo e deixa a comida quentinha por mais tempo. Mais dicas pra escolher a sua aqui
  • Faca de Chef + amolador: uma faca bem afiada tem seu valor, vai por mim, você corta rapidinho a carne, a cebola e não perde tempo "lutando" contra aquele pedaço de moranga!
  • Tábua de vidro: prática e higiênica, daí não precisa trocar de tábua o tempo todo quando for cortar frango e depois a batata. É só lavar e continuar usando. Compre uma bem bonitinha, daí vc usa depois como suporte pra bolo, tábua de queijos...
  • Tesoura e medidores: pra não brigar com as embalagens e pra não ficar caçando xícaras o tempo todo!
  • Centrífuga de salada: MUITO bom! Salada sequinha dura mais na geladeira, alface sem estragar por toda a semana :D Compre hoje!
  • Panelinha plástica de cozimento no vapor para microondas. Dessa aqui que não é tóxica.
  • 2-3 Potes de vidro  para microondas com tampa : Custa um pouquinho mais, mas compensa. Você faz o arroz no micro, leva para a mesa (ele é bonitinho) e depois tampa e coloca na geladeira; você faz uma carne de panela, um franguinho, coloca aqui pra servir na mesa (aproveita e já lava as panelas), guarda na geladeira e depois é só esquentar no micro de novo - muito prático. Eu teimava em comprar dos mais baratinhos, depois do terceiro quebrado (dentro do micro), eu tomei vergonha na cara e comprei um próprio para microondas!
  • Saladeira com tampa (pode ser de plástico mesmo): você lava, seca as folhinhas e coloca no bowl para levar à mesa, depois tampa e coloca na geladeira. Pronto, não precisa mais gastar rolos de papel plástico pra "cobrir a salada"!
  • Papel alumínio: tenha sempre para fazer um peixe em papillote, ou para poupar suas assadeiras de um assado qualquer!
UFA!! Amigas prendadas, tentei fazer beeem explicadinho tudo o que eu de verdade considero muito útil pra quem tá começando, mas se ficar qualquer dúvida, ou se tu precisar de um extra-help, me manda um e-mail, ok?! Será um prazer!

Espero que vocês aproveitem as dicas e que de agora em diante cozinhar no dia-a-dia seja mais fácil e prazeroso. Vida de comercial de margarina \o/

BJUX!

P.S: Nossa, estou muito empolgada, vocês curtiram esse tipo de post? Pensei em váaarios na sequência, hahahah, tipo, café da manhã, lanches, lista de chá de panela, etc, etc, etc!! :D

60 comentários:

  1. Post delicioso!!!
    Bom.. vou ter que esperar mais um pouquinho pra começar a mexer com minhas panelinhas, mas já vou pegando todas as dicas.. tbém com uma professora dessas né gente? Larissa Fumis e você já está na mesma fase de sua irmã?
    Amei!!
    Parabéns por seus 2 anos de casadinha e feliz!
    Um super beijo e obrigada fofura!!
    Simone Angelita.

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Lê! precisp fazer um cardapio urgente, pois minha conta bancaria e meu organismo ja estao berrando! Depois que o Gabriel nasceu, ficou uma loucura e meu marido fazendo compras no supermercado é uma catastrofe (acho que ele não olha a lista que dou pra ele). Agora q o Gabriel esta melhorzinho , vou tentar me organizar.
    Não sabia que existia tabua de vidro!!! Vou procurar. beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e claro que existe tabua de vidro desantenada

      Excluir
  3. Ótimo post, sempre dou uma lida aqui nos seus textos, mas hoje não poderia deixar de comentar. Parabéns, vou tentar seguir suas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sera que agora me organizo e consigo voltar com o blog?!?
    espero que sim...

    Obrigadaaaa!

    ResponderExcluir
  5. Adorei tantas dicas! Aqui em casa com criança, é meio complicado,porque trabalho fora e só chego a noite. Mas sou super adepta do arroz no micro, me ajuda bastante e certos legumes também, só coloco um pouco de limão e shoyu e tá pronto. Mil bjks

    Débora

    ResponderExcluir
  6. \o/ Como preciso disso! Acertou na mosca!!!! :-)
    Bjs
    Cláudia

    http://snowdogideiasemtecido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Menina do céu! Lendo assim é que me dou conta de quanta trabalheira dá cozinhar para a família. Não tenho cardápio pré-definido, arroz e feijão estão sempre presentes (ou quase sempre), frituras são raras, e sempre temos algum legume. Uma boa dica quando se tem crianças é cozinhar um pouco vários legumes em pequenos pedaços e depois acrescentá-los ao molho branco de sua preferência. Aos poucos os pequenos acostumam e você pode ir tirando o molho. Bj flor! Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  8. Letícia, seu post está perfeito, cheio de dicas e sugestões.
    Se fizermos um cardápio semanal e seguirmos direitinho, nossa alimentação será bem mais balanceada e saudável.
    Parabéns por partilhar informações tão importantes.
    Beijos e um ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  9. muito completinho, mas... odeio cozinharrrrrrrr....
    ah os potes de vidro com tampa, adorooo muito mais prático... e bonito
    o que dá pra congelar eu congelava pra durar, é feijão, a carne em bifes separadinhas ... tudo em nome da praticidade...
    A tua lista de itens otima, concordo com tudo, e se quiser muita praticidade, compre uma panela de arroz mas daquelas que liga na tomada e veja que maravilha, não queima, não empapa, perfeito e pratico...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Uau! isso é quase um livro, estava mesmo precisando disso!E vou me lembrar da lista de necessidades na hora de fazer minha lista de presentes do casório rsrsrsrs..
    Bejão

    ResponderExcluir
  11. Francine Landeira29 de julho de 2012 22:33

    Nossa! Muiiiito boas as dicas!

    Simplesmente adorei o post e achei show a ideia post sequencia...

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Lê adorei seu cantinho e como vê a gente sempre esta aprendendo adorei as dicas do cardápio
    Vou dar mais uma xeretada por aqui
    Bjs da Ro.

    ResponderExcluir
  13. Lê vc esta de parabéns é tudo que eu sempre procurei e agora ta tudo bem resumido e facil, muito obrigada vou começar a testar suas dicas !!

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde!!

    Amei seu POST!!

    Parabéns, super bem explicado!!!

    FLYRoBrasileira

    ResponderExcluir
  15. Adorei!!! Listas de café da manhã e lanches serão mais que bem vindas.

    Estava toda confusa tentando montar um cardápio e vc ajudou um montão.

    Abraço.

    Thaynara.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns mesmo, quanto amor. so n entendi uma coisa! eu compro o filé de peito por ex. ele vem na bandeja de com um peito. não uso todo, se eu ficar congelando e descongelando toda hora fica ruim,
    só pra tirar a quantidade que irei usar...o que faço? leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila!!! Não faça isso :0, carnes só podem ser descongeladas apenas uma vez (a não ser que tu cozinhe e congele a comida cozida)!! Bom, eu compro carne fresca ou refrigerada (no açougue do mercado), corto bifinhos, cubinhos ou de qq outra forma que eu precisar, e já congelo separado em potinhos :D

      Espero ter ajudado!
      Bjux!!

      Excluir
  17. Parabéns,apesar do texto longo,não foi cansativo, vc soube como conduzir os assuntos fazendo com que fossem interessantes para que fosse lido até o fim.
    Ótimas tds as dicas.
    Mais uma vez parabéns.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, amei!!! Depois de 5 anos e meio de casada, almoçando fora no dia a dia e improvisando à noite e nos finais de semana, em meio a memórias culinárias e livros de receitas, fui buscar dicas para o preparo de um cardápio semanal agora que nossa filha vai nascer e teremos ajuda diária em casa. Cheguei aqui, portanto, sem querer, e foi muita sorte! Valeu!

    ResponderExcluir
  19. Era esse o texto que passei séculos pocurando! Muitíssimo obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
  20. Muuuuuuuuuuuuuuuitissimo bom !!
    Tudo que eu precisava,ja fiz o meu cardapio!
    Obrigada e PARABEEEEEENS!!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa, eu adorei.
    Vou aceitar TODAS as dicas. Preciso de mais posts assim.
    Parabenssssss

    ResponderExcluir
  22. Adorei o post, me ajudou muito.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Conteúdo muito bom e prático, leitura muito agradável!

    ResponderExcluir
  24. Adorei o post, na verdade eu já sou casada há 7 anos, mais faço as coisas de improviso e esse ano resolvi ser mais organizada. Essa forma de montar o cardápio foi ótima e fácil! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  25. Pirei no seu blog! hahahaha sou louca nessas dicas e sou nova... estou me "saindo" bem no cardapio até, mas estou morando na holanda agora, mas quero ser ainda como uma dona de casa brasileira :) suas dicas e explicacoes foram todas anotadas!!!!

    ResponderExcluir
  26. EXCELENTE... Ajuda até as veteranas de cozinha como eu!!! parabéns, menina!!! bjux pra vc tb...

    ResponderExcluir
  27. AMEEIIIIII !!!!! sou casada a pouco tempo e vc me ajudou bastante a me organizar !!! thank's rs

    ResponderExcluir
  28. Sra. Blogueira, sabia que existem famílias onde o homem é o responsável pelo rango!? No meu caso, somos casados a 5 anos e minha esposa não é muito chegada a cozinhar então sempre fico com essa parte. O problema é saber o que fazer e sem duvidas suas ideias muito ajudaram... Obrigado por colaborar com a melhora do rango de minha família. Um abraço!

    ResponderExcluir
  29. Parabéns! Muito legal o blog e muito interessantes as dicas, sem falar no prazer que é ler o texto! Vou aplicar muita coisa na minha casa, especialmente montar um bom cardápio, que foi o que me levou ao seu blog. Sucesso! Bjs.

    ResponderExcluir
  30. Ameeeeeei esse post. Mesmo morando no interior, tenho dificuldade em conciliar meu tempo para cozinhar (trabalho toma a maior parte do tempo), mas vou por em prática. Obrigada!!! Ana Patrícia

    ResponderExcluir
  31. Adorei as dicas. Depois de oito anos de casada, e sem sucesso na tarefa do lar, vou usar muitas delas para ajudar a conciliar a vida de profissional e esposa! Obrigada.

    ResponderExcluir
  32. Adorei. Espero seguir direitinho, porque quero mudar para uma rotina mais saudável. Obrigada.

    ResponderExcluir
  33. Nossa Leticia Adorei seu post muito completo e com certeza a solução de muitos dos meus problemas como orçamento domestico, emagrecimento e nutrição para meu filhos e marido. Como seu post abriu meus olhos e minha mente nossa e olha que vc conseguiu o que nenhuma nutricionista conseguiu colocar na minha cabeça como ficou facil simples e objetivo muito funcional entendi mesmo o que preciso fazer pra resolver minhas brigas com meu marido no mercado para uma alimentação balanceada, e so fazer o planejamento alimentar antes para saber o que comprar ate em questao de limpeza ja sei o que fazer e so planejar os dias de faxina que saberei o que vou usar e o que preciso comprar sem exageros nem desperdicio, Muito Obrigado, agora vou deixar o que eu gostaria de ver, vc podia fazer agora um especial pra fim de semana ne e um pra limpeza tambem e por que nao um infantil? hahahahah to querendo demais ne ? desculpa e pk me empolguei kkkkk; Adoreiiiiii

    ResponderExcluir
  34. Sem palavras para sua dedicação deste mega post!
    Que a vida seja generosa assim como você!
    Obrigada!!!!!!!
    abraço

    Lisi

    ResponderExcluir
  35. Que post maravilhoso!!! Parabéns e muuuuito obrigada!
    Vou preparar meu cardápio mensal já!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  36. Parabéns!!! Já tenho 17 anos de cozinha mas suas dicas são ótimas!!!
    Estou indo preparar o meu cardápio!
    Obrigada!!! Bjusss

    ResponderExcluir
  37. Letícia querida, achei seu blog por acaso pesquisando mais sobre organização.
    Adorei e vou me instalar aqui como leitora assidua!
    Um big beijo!

    Milena
    milenaazsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Letícia, sou recém-casada ( 2 meses, exatamente).. e a comida q sei fazer são aquelas beem engordativas e de finais de semana.. sou extremamente magra e não tenho hábitos saudáveis(com relação a alimentação), já o meu esposo come e come MUITO bem.. tem uma vida bem ativa, pratica 3 tipos de esporte, e delicadamente, exige nas refeições saladas - que eu não como! - Bem, sendo assim, comecei a fazer buscas e +buscas pela internet..sem encontrar nada que realmente me despertasse, me fizesse entender TAMANHA importância, mas quando comecei a ler seu IMENSO texto, fiquei apaixonada.. e já add aos meus links favoritos, tenho certeza q minhas próximas compras serão totalmente diferentes.. e meu hábitos irão mudar! Obrigada, MUITO obrigada..você nem pode imaginar como me ajudou.. agora preciso montar o meu próprio cardápio e ir a luta, ou melhor, a cozinha..haha e colocar a mão na massa!

    Beijos, Poliana Rezende!

    ResponderExcluir
  39. Esse é o texto mais completo que já vi!! Muito obrigada pelas dicas!! Eu como qualquer coisa, mas duas vezes na semana meu marido só come comida vegetariana, eu estava perdida sobre o que fazer e desperdiçava comida ou faltava..agora tenho mais inspiração e noção de como montar o nosso cardápio!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  40. Estava aqui no meu horário de almoço quebrando a cabeça pensando o que fazer na janta. Todo dia esse martírio que já inicia quando estou almoçando.
    Até que pensei: Preciso fazer um cardápio semanal e ente um blog e outro achei o seu. AMEIIIIII!! Li tudinho de tão animada que fiquei. Depois de ter me ajudado tanto nada dava pra sair daqui sem comentar... Muito obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Amei seu post! Quando faço alguma pesquisa, costumo abrir várias abas do google, mas fechei todas e fiquei só na sua! rsrsrs O texto super explicadinho, muito bom mesmo! Parabéns :D

    ResponderExcluir
  42. Eu simplesmente ameiii o seu post... esta mtooooo precisando disso, pq eu sempre tive uma alimentação super saudavel, minha mãe era excelente na cozinha, mas assim que casei eu me perdi pq meu marido num come nadica de nada, tudo pra ele é ruim (mae estraga mto um filho viu) e eu decidi que este ano o cardapio em casa sera saudavel, com legumes, verduras e frutas querendo ou não querendo é o que vou fazer rsrsrs... esperarei mais que anciosa suas proximas dicas, pq tudo que ja procurei só acho cardpios malucos com comidas integrais, diet e light... ameiii voce... obrigada por sua iniciativa...

    ResponderExcluir
  43. Que post maravilhoso, parabéns por explicar de forma tão bacana o que eu queria aprender.

    ResponderExcluir
  44. Amei esse post! Obrigada por compartilhar seu conhecimento de forma tão minuciosa e coerente, amei a forma alegre que escreve.

    ResponderExcluir
  45. Ameeeiiii,parabens por ideias tão praticas e q funcionam DEUS LHE ABENÇÕE querida.Amei também a dica da Panelinha.

    ResponderExcluir
  46. Na verdade foi a mãe do Marcos Ferreira (Vilma Ferreira)

    ResponderExcluir
  47. otimo post, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  48. Adorei super 10 já montei o meu cardápio abs e obrigada.

    ResponderExcluir
  49. Adorei!!! Li tudo no mesmo dia, rsrs...
    Juro, juro, juro, que tentarei seguir direitinho todas essas preciosas dicas, rs.
    Obrigada
    Bjos

    ResponderExcluir
  50. Amei!! estava procurando como montar cardápios, pois vou me casar muito em breve e estava super preocupada com a vida nova de casada, já que não tenho costume nenhum de preparar refeições... o seu post foi incrível.. ensinou tintim por tintim... Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  51. Adorei as dicas, estava precisando muito!! minha relação com a cozinha não muito bem!!
    muito obrigada!
    bjs

    ResponderExcluir
  52. Lê, te amei!!!!
    Obrigado por se esforçar em "mastigar" o que, com certeza, garimpou por um bom tempo.

    ResponderExcluir
  53. Apesar de ter dado apenas uma pinceladinha...(risos), senti que é justamente o que eu procuro. Adorei e adicionei aos meus favoritos, para que eu possa ler com mais calma e assim usufruir de tudo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  54. Ameeei seu blog! Ja compartilhei para divulgar.

    Eu moro sozinha tem 7 anos, desde os 16, e no início tive problemas alimentares e más reações no corpo por causa da má alimentação. Hoje sempre busco informações de como melhorar.

    Tudo de bom pra vc!

    ResponderExcluir
  55. amei ta de parabens vamos ver se agora agente aqui em casa come tambem mais saudavel.........muito obrigada.

    ResponderExcluir
  56. Estava procurando por algo assi, e encontrei seu site, amei está de parabênsss. Bem explicadinho não tem comonão entender

    ResponderExcluir

Deixe seu recado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...